No final da página CLIQUE em: Postagens mais antigas. Para ler artigos anteriores.

sábado, 1 de janeiro de 2011

SOBREVIVENCIA NA SELVA

COMO FAZER UM ARCO E FLECHA


Nessa página eu irei te ensinar a fazer um arco e flecha de madeira, consulte os materiais ao fim dos passos.

1.1- Escolha um galho curvo (que tenha pelo menos 70cm de envergadura quando de pé) de uma goiabeira, teixo, olmo ou outra madeira flexível.

2.2- Escolha um cordão resistente como um cadarço ou barbante.

OBS: Várias plantas, árvores e cipós oferencem cordões resistentes que servirão de corda caso você não tenha uma. O que você deve fazer é escolher bem uma árvore, retirar sua casca (ainda verde) bate-la frequentemente no chão ou numa pedra até que ela começe a formas linhas, depois é só você trançar. Escolha cascas longas que não precisem de emendas. No caso do cipó você vai pegar o tamanho necessário para fazer o anzol do arco, vai bater forte esse cipó numa pedra até ele se abrir ao meio, quando aberto notará uma camada esbranquiçada, como se fosse a veia desse cipó, você vai retirar essa veia e trançá-la para formar o cordão desejado.

3.3- Para fazer a flecha escolha um material leve, reto e duro que tenha no mínimo 9% a mais de comprimento do que metade da envergadura do galho usado para o arco.
OBS: Se você estiver numa área de bambuzais colha alguns bambus finos, conhecidos por: bambuzinhos, ou bambu de pescador. Ele lhe dará uma ótima flecha, pois ele possui colmos maciços ou com cavidade reduzida, flexíveis e elásticos. Além de ser bastante resistente, suas sementes são comestíveis, enquanto você constroe sua arma pra caça vai fazendo uma boquinha.

4.4- Com sua faca faça uma faixa mais fina do que o galho a cerca de 1cm das extremidades de cima e de baixo, no galho. Ou seja: vá afinando-o. Se você usar o bambuzinho terá pouca afinação, por se tratar de uma vara oca.

5.5- Quando você estiver afinando sua flecha faça uma ponta parecida com uma seta (esta é opcional - o importante é que você tenha uma ponta), e na parte de trás faça um corte estilo rabo de peixe com até 4cm de base e 6cm de altura. Esta parte é fundamental para a flecha ir reta no ar, possibilitando acertar um alvo.


6.6- Pegue o cordão e amarre cada ponta em uma extremidade do arco. Para deixá-lo bem esticado e amarrado faça antes uma cavidade em V nas pontas e só depois entrelaça o cordão apertando-o bem.


7.7- Segure o arco com uma mão, e com a outra segure a flecha, encaixe a flecha no cordão apoiando-se no seu polegar com o indicador, puxe a flecha mire em um alvo e solte a flecha.
OBS: O arco deve-se recurva com a corda!!

1. Obs: Este tipo de arco é para casos extremos de sobrevivência, pois esta fabricação é rudimentar,um arco de caça sofisticado é construido de madeira especial de no minimo 1,70m,e de base reta!!o arco se recurva com a corda!!

4 comentários:

  1. Amei seu blog!

    Adoro a natureza e viajar.

    Voltarei.

    Bom fds!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Rosangela, fico muito feliz por sua visita, volte mesmo e participe com seus comentarios que sao extremamente importante para nos. abs

    ResponderExcluir